Fale Conosco Download de Material e Programas para a Área Notícias do Mundo da Apicultura, Meliponicultura e Meio Ambiente Os Produtos e Serviços Prestados pela Associação Os Projetos da Associação para a Região Quem são as pessoas desta associação Retorna à Página Principal Retorna à Página Principal Quem são as pessoas desta associação Os Projetos da Associação para a Região Os Produtos e Serviços Prestados pela Associação Notícias do Mundo da Apicultura, Meliponicultura e Meio Ambiente Download de Material e Programas para a Área Fale Conosco


1. Comentários Iniciais

        Apicultura é a criação de abelhas para que elas possam, a partir do néctar das flores, produzir mel e outros produtos. Chama-se apicultura porque o nome da abelha é Apis, então, foi criado o nome APICULTURA – a atividade de criar abelhas. Estas abelhas são boas produtoras de mel, além de geléia real, cera e própolis.

 

            Vejamos algumas vantagens em ser apicultor:

- A atividade é viável, mesmo em regiões de clima seco.

- O negócio propicia bom retorno econômico nos dias atuais.

- A venda de produtos como cera, própolis, geléia real, abelhas-rainha e enxames, além do mel, pode ser um excelente negócio.

- O mel tem grande mercado, tanto nacional como internacional.

- O mel é um excelente alimento para o ser humano, além de ser utilizado para a fabricação de produtos de beleza.

- As abelhas fazem a fecundação das flores das lavouras e das matas, aumentando a produtividade dos seus frutos, e melhorando geneticamente as plantas.

 

        Guaratuba é um município que tem 4 unidades de conservação, e conta com 34 mil habitantes, dos quais, 2.000 na área rural. Cerca de 11% do PIB do município é devido à Agricultura, a maioria oriunda da Banana (2850 ha) e do Arroz (480 ha). O restante (300 ha) é de Mandioca, Milho, Feijão e algumas outras culturas, plantadas por agricultores familiares e pescadores artesanais para sobrevivência.

        São 250 propriedades registradas, no entanto são 1694 domicílios na área rural, muitos deles desocupados hoje (são cerca de 650 domicílios desocupados).

        Portanto, ou estas 2000 pessoas têm uma opção de rendimento, ou muito em breve muitas delas estarão vindo morar nos bolsões de miséria da cidade de Guaratuba, Matinhos ou outras...

        Precisamos então implantar com urgência o Projeto Apicultura Orgânica e Modular para a APA - Área de Preservação Ambiental de Guaratuba.

 

2. Porque Orgânica

        Se o mel for produzido em regiões onde não se utilizam agrotóxicos, e também não é usado nenhum produto químico no seu processamento, ele pode ser considerado orgânico.

 

        Em áreas de APA não são permitidos os agrotóxicos, ou são permitidos com muita restrição. Por isto o Mel deste projeto será orgânico, associado ao fato de haver normas e assistência técnica neste sentido. Ver Anexo 7.

 

 

3. Porque Modular

        Este projeto é modular porque foi pensado em unidades de produção de 10 caixas por produtor e 30 produtores por projeto.

 

        Isto significa que podem ser feitos tantos projetos iguais a estes de 30 produtores com 10 caixas, que o projeto em si é pensado para ampliar a infra-estrutura e materiais da associação para atender a cada uma dessas novas demandas de capacitação, acompanhamento, colheita, beneficiamento, envasamento, rotulagem e comercialização.

 

 

4. Porque Apicultura na APA de Guaratuba

 

APA Área de Proteção Ambiental de Guaratuba com o Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, Parque Estadual do Boguaçu e Parque Municipal Lagoa do Parado.

 

 

        A apicultura é uma das poucas atividades agropecuárias que atende aos três requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico, que é o que precisa para a área da APA de Guaratuba.

        Sendo assim, fornece renda para o apicultor, ocupa mão-de-obra familiar ou contratada e contribui para a preservação da flora nativa, pois é dela que são extraídos o néctar e o pólen, componentes essenciais para a vida das colméias.

        No tocante à questão fundiária, cabe lembrar também que não há cercas para confinar as abelhas. Logo, a atividade pode ser conduzida sem maiores problemas em pequenas propriedades mesmo dentro de reservas ecológicas.

        O que deve ser levado em conta, é a localização no tocante à segurança para a população e a mitigação de riscos com relação à contaminação do mel por resíduos de produtos químicos.

        A apicultura é uma atividade eminentemente familiar dado que grandes empreendimentos são pouco representativos no Brasil frente à agricultura familiar. O forte dessa atividade é a presença de associações e cooperativas, tanto para a compra de insumos e equipamentos de beneficiamento para a casa do mel, quanto para a comercialização do produto nos mercados externo e interno.

        Para que a atividade possa ser desempenhada com eficiência, o apicultor deve ter conhecimentos mínimos em diversas frentes, por exemplo:

- a biologia do inseto envolvido,

- apetrechos utilizados,

- escolha de áreas para instalação de apiários etc.

 

        Dessa forma, a questão da ocupação está associada ao nível de profissionalização do indivíduo, logo, tanto o agricultor que conduz a atividade de forma familiar quanto o proprietário de um grande número de colméias necessita do mínimo de informações para conduzir o negócio de forma satisfatória.

        A apicultura é uma atividade que demanda diversas habilidades tais como:

- concentração,

- poder de observação,

- delicadeza nos movimentos e

- força física para atividades gerais dentro do apiário.

 

        Logo, somente com base nessa última fica patente a forte presença masculina dentro do setor. Não obstante a massiva ocupação masculina na atividade, as mulheres têm grande atuação nos trabalhos paralelos, tais como na construção de macacões, preparo da cera, atividades relacionadas à casa do mel, limpeza de vasilhames, assim como no controle das anotações das revisões no apiário.

 

            Tendo em vista estes aspectos acima, a região da APA de Guaratuba encaixa-se perfeitamente nesta atividade. Veja ainda mais estes fatores:

 

1. A imensa quantidade e diversidade de flora apícola na região, base para alimentação e produção do mel.

2. A condição de fixar o homem no campo por ser uma atividade de baixo custo de implantação e manutenção, rápido retorno financeiro, boa renda anual para o pequeno agricultor e pelo fato de ser uma atividade que congrega as comunidades em associações e pequenas cooperativas, favorecendo a socialização da atividade.

3. A grande diversidade de produtos (mel, própolis, pólen, cera, geléia real, apitoxina), atividades remuneradas (coleta de pólen, criação de rainhas, produção de enxames e polinização dirigida de diversas culturas de interesse econômico) e serviços à natureza (preservação do meio ambiente através da polinização da flora nativa, além da própria preservação da mata nativa pelo apicultor).

4. A utilização de pequenas áreas para sua implantação, não dependendo de instalações sofisticadas, nem de despesas com alimentação, vacinas e medicamentos.

5. Os mercados interno e externo, em plena expansão, além de preços atrativos para a comercialização.

6. A expansão do mercado orgânico, encontrando um espaço para expansão no Nordeste e também em áreas da Mata Atlântica, considerando-se as características da região.

7. A vasta extensão territorial detentora de potencial para apicultura e ainda não explorada.

 

        Tendo em vista estes fatores, este projeto tem suas bases e condições atendidas.

 

5. Um Exemplo de Projeto

        A Apicultura Orgânica e Modular na Área de Preservação Ambiental (APA) de Guaratuba consta de iniciar ou aumentar a atividade apícola para 30 agricultores familiares ou pescadores artesanais da região da APA de Guaratuba.

        Cada um receberá 10 caixas de abelhas e material para estas 10 caixas, além de capacitação e acompanhamento, colheita do seu mel pela Associação, além do beneficiamento, envasamento, rotulagem e comercialização dos produtos oriundos de sua atividade apícola.

 

 

 

© 2010 Net Brazil. Todos os direitos Reservados. Litoral do Paraná. Guaratuba e Matinhos. Rua Patriarca, 1151 - Guaratuba (PR) - (41)9609-9688